terça-feira, 29 de outubro de 2013

Resenha "Estilhaça-me" de Tahereh Mafi

Julliete não toca em alguém há exatamente 264 dias. Ela tem uma maldição dom. A último vez que tocou em alguém, acabou sendo presa por assassinato. Quando sua pele encosta em outra coisas ruins acontecem. Ninguém sabe o porquê. Em um mundo distópico, onde todos lutam por comida e doenças, ninguém liga a mínima para uma garota de 17 anos. Mas quando o O Restabelecimento vem busca-la, ela precisa se decidir entre ser uma arma ou uma guerreira.

Julliete é uma garota de 17 anos que vive em um hospício e não fala nem vê ninguém há 264 dias. No início não sabemos o porquê Julliete está lá, só sabemos que quando Julliete toca alguém, coisas ruins acontecem. O mundo como conhecemos hoje não existe mais. E O Restabelecimento é que comanda o mundo. Mas quando colocam um garoto, Adam, como seu parceiro de cela, Julliete começa a lembrar como é fazer contato com alguém de novo.

A narrativa da autora é muito confuso e estranho no começo, pois ela escreve conforme a perspectiva de Julliete já que o livro é em primeira pessoa, mas não deixa de ser genial. No começo Juliette escreve frases repetidas, sem nexo e com muitas palavras com risco. Conforme Julliete vai se socializando com Adam a narrativa vai normalizando. Julliete não falava uma única palavra com um ser humano há 264 dias e por causa disso esqueceu como se comunicar e o início é justamente isso. A história flui de um jeito incrível. Amo a narrativa da Tahereh Mafi, uma das minhas narrativas preferidas. Tahereh usa e abusa das figuras de linguagens e dos riscos, é estranho no começo mas nos acostumamos.

Outro ponto alto no livro é o lindo maravilhoso Warner. Warner é o líder do setor 45, que é onde Julliete fica presa e é do O Restabelecimento e por isso é considerado vilão. Warner é o oposto de Adam em tudo. Beleza, personalidade mas mesmo assim consegue cativar a gente. Nesse livro o foco está mais em Adam mas espero realmente que expliquem melhor a história de Warner pois gostei tanto do personagem que quero saber mais sobre ele.

Estilhaça-me é aquele livro que te prende do começo ao fim e ainda te deixa com gostinho de quero mais. Mal posso esperar para ler Destrua-me, um conto que se passa depois de Estilhaça-me e antes de Liberta-me com a visão de Warner (!!!!).

Editora: Novo Conceito
Páginas: 302
Volume: 1
Série: Trilogia Estilhaça-me
ISBN: 8563219901

Nenhum comentário:

Postar um comentário