terça-feira, 12 de novembro de 2013

Resenha "Fazendo Meu Filme - A Estreia de Fani" de Paula Pimenta

Eu estava querendo ler alguma coisa da Paula Pimenta a muito tempo pois eu sempre lia e ouvia críticas muito boas sobre seus livros, tanto de romance como de contos, até que eu finalmente consegui Fazendo Meu Filme por uma troca no skoob. 

Fani é uma adolescente de 16 anos que mora em Belo Horizonte. Esse foi uns dos pontos positivos do livro. Um romance que se passe aqui no Brasil. Eu estava tão acostumada em ler livros que se ambientavam em outros países que ler um livro ambientado aqui deu um gostinho de casa. Fani leva uma vida boa. Estuda em um colégio particular, tem poucos mas bons amigos e é viciada em filmes. Até que sua mãe inventa que ela precisa fazer um intercâmbio para melhorar a sua vida e para sua experiência e ainda por cima suas amigas ficam insistindo em dizer que o Leo gosta dela mais do que como amigo! 

Quando eu terminei de ler não sabia que nota daria. A nota oficial que eu daria seria 2.5 mas como no skoob não tem essa opção dei 3 estrelas (2 é muita crueldade, o livro não é tão ruim assim). Vou direto ao ponto, o livro é sim muito bom. Tem muito potencial - e como tem - mas tem um pequeno detalhe, um único pequenino detalhe que me fez detestar o livro do começo ao fim. A maturidade mental dos personagens. Fala sério! Todos ali estão com uma faixa etária entre 16 à 18 anos mas tem maturidade mental de 11! Não sei se o livro é para uma faixa etária mais jovem mas olha, me deu uma raiva. Tinha vezes que eu queria tanto bater na Fani e nas suas amigas por que, pelo amor de deus, ninguém de 16/17 anos faria ou pensaria em fazer tal coisa. 

Várias e várias vezes eu desgostava de uma parte por que algum personagem agia como se tivesse 10 anos de idade. Mas pude perceber certo avanço na leitura. Acho que nos próximos volumes a Paula vai desenvolver mais essa parte. Agora as partes que eu gostei: Gostei bastante do Leo! Ele é tão fofo e carinhoso, e só pelo jeito que ele fala com a Fani percebemos que ali tem um sentimento maior que amizade. Apesar das atitudes da Fani me incomodarem consegui me identificar com ela. Ela é uma menina caseira, dedicada ao colégio, que prefere ficar em casa vendo um filme ou lendo um livro ao invés de sair para alguma festa. 

Quero muito ler os próximos livros pois fiquei curiosíssima para saber o que vai acontecer com a Fani e com o Leo! E também para ver se a Paula conseguiu desenvolver mais essa parte dos personagens. E para comemorar os 5 anos de Fazendo Meu Filme, a Paula publicou uma edição especial, volume único com capa duro e folhas amarelas! Lindo - e confesso, amo as capas da série.

Editora: Gutenberg
Páginas: 327
Volume: 1
Série: Fazendo Meu Filme
ISBN: 9788589239844

Nenhum comentário:

Postar um comentário