domingo, 29 de dezembro de 2013

Resenha "Boca de Ouro" de Nelson Rodrigues

Quando pensamos em leituras obrigatórias - principalmente as de vestibulares - já pensamos em outras mil coisas que preferíamos fazer a ler. Mas tem aqueles livros que mesmo sendo "obrigados" a ler nos trazem uma leitura maravilhosa e percebemos que nem todos os livros de leituras obrigatórias são ruins. Aconteceu isso quando li "O Centauro no Jardim" de Moacyr Scliar e aconteceu de novo quando li "Boca de Ouro". 

Boca de Ouro é um bicheiro do subúrbio e tem esse nome porque, ao longo da vida, trocou todos os seus dentes por uma dentadura de ouro. Quando é assassinado, Caveirinha, um repórter atrás de uma grande matéria, vai ao encontro de Dona Guigui, a ex-amante de Boca de Ouro, que a depender de seus humores conta uma nova versão de uma mesma história a qual ninguém sabe qual é a verdadeira. 

O livro é todo narrado em forma teatral. É uma narrativa diferente mas que eu gostei bastante. São poucos os personagens, muitos não recebem nome. Antes de cada cena o leitor é localizado em onde a cena está acontecendo. Nelson Rodrigues também critica muito a imprensa, com um repórter que faz de tudo para conseguir material para sua reportagem. As histórias contadas são todas ligadas diretamente ao emocional de Dona Guigui. Por exemplo, no primeiro ato D. Guigui ainda não sabe da morte de Boca de Ouro e ainda está machucada por ter sido abandonada e por isso coloca Boca de Ouro como um monstro sem sentimentos. 

Ao passar de alguns fatos e com as notícias que recebe, D. Guigui vai mudando as personalidades dos personagens. Não sabemos qual de fato é a versão verdadeira, ou se alguma é verdadeira. No final, não sabemos ao certo, quem era Boca de Ouro. 

Editora: Nova Fronteira
Páginas: 130
ISBN: 9788520931448

Um comentário:

  1. Oi, Ana! :D
    Pois é, comigo também acontece isso de pensar em milhões de livros que ainda preciso ler quando tenho de ler algum obrigatoriamente para a escola, mas confesso que ja me surpreendi com alguns!
    Confesso que não me interessaria por esse livro se fosse pela capa e o título, mas gostei do pouquinho que você contou da história. Nunca iria imaginar que fosse uma dentadura com dentes de ouro; muito legal! haha
    Enfim, parabéns pelo blog, viu?!
    Beijão!

    http://meninodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir